Instalando Jetty Plus no Lucid Lynx

Há alguns dias precisei instalar o Jetty com a extensão Jetty-Plus em um Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx). Resolvi usar o apt-get. Instalar o Jetty foi muito fácil. Mas na hora de instalar o Jetty-Plus deu um trabalhinho…

Mas por que eu precisei do Jetty-Plus? É que o Jetty-Plus facilitada o acesso a vários recursos do Java, entre eles JNDI.

No pacote do Jetty para o Ubuntu, o Jetty-Plus não é instalado. Pensei que bastasse instalar o pacote recomendado libjetty-extra, mas precisei fazer algumas outras alterações.

A partir da versão 10.10 (Maverick Meerkat), o pacote libjetty-extra já com os jars e as configurações do Jetty-Plus.

Instalando o Jetty com o apt-get

Para instalar o Jetty no Ubuntu (ou Debian) é fácil:

sudo apt-get install jetty

Para executar o Jetty recém instalado com sucesso, é preciso editar o arquivo /etc/default/jetty e modificar a primeira linha para:

NO_START=0 # change to 0 to allow Jetty to start

Então, basta executar:

sudo /etc/init.d/jetty start

Ou mais fácil:

sudo service jetty start

Instalando o Jetty-Plus no Lucid Lynx

Para instalar o Jetty-Plus no Lucid Lynx, precisamos primeiramente instalar o pacote libjetty-extra para que sejam instalados os jars de naming, entre outras coisas. Sem os pacotes de naming, não é possével usar os recursos de JNDI do Jetty-Plus.

apt-get install libjetty-extra

Além disso, é preciso baixar o jar do Jetty-Plus na mão. A versão do Jetty usada pelo Lucid Lynx é a 6.1.22. Depois de feito o download do jetty-plus.jar da versão 6.1.22, é preciso colocá-lo em /usr/share/java, criando um link simbólico para o arquivo em /usr/share/jetty/lib. Dessa maneira, as convenções usadas pelo pacote são seguidas.

sudo ln --symbolic /usr/share/java/jetty-plus.jar /usr/share/jetty/lib

É interessante criar uma pasta webapps-plus em /var/lib/jetty/ para que possamos colocar os WAR’s que utilizam JNDI e os outros recursos do Jetty-Plus. Tambem é bom criar um link simbólico dessa pasta para /usr/share/jetty.

sudo ln --symbolic /var/lib/jetty /usr/share/jetty

Então, é preciso criar um arquivo jetty-plus.xml e colocar as configuracões de JNDI ou EnvEntry. A propriedade webappdir deve apontar para o diretório webapp-plus criado.

Para habilitar a leitura do jetty-plus ao inicar o Jetty, é necessário editar o arquivo /usr/share/jetty/etc/jetty.conf e inserir “jetty-plus.xml” na última linha.

Então, basta iniciar o serviço do Jetty e suas aplicações poderão usar recursos de JNDI.

sudo service jetty start

Anúncios

2 comentários sobre “Instalando Jetty Plus no Lucid Lynx

  1. Alexandre, muito obrigado por compartilhar … eu estava com o mesmo problema e depois de muito procurar encontrei seu post e seguindo suas dicas agora consegui realizar o deploy da aplicação usando JNDI no Jetty. Valeu !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s