Sprint? Master?

Não sei se sou só eu, mas o Scrum tem dois nomes que não descem bem:

Sprint

Sprint é um termo do inglês para corridas curtas. É comum na São Silvestre, quando os corredores dão aquele gás final para garantir a vitória. Mas o problema é que, no Scrum, toda e qualquer iteração é chamada de Sprint.

Tenho certeza que muita gente que confunde e tem um modelo mental de uma correria a cada entrega combinada. Se fosse a iteração final, tudo bem. Mas como manter o ritmo sustentável com uma correria danada a cada 2-4 semanas?

No XP, iteração é iteração. Simples, direto ao ponto. Sem confusão.

Scrum Master

Master tem duas conotações: uma é do sábio iluminado, que domina um assunto completamente; a outra é do dono de escravos, do carrasco que manda e desmanda em todos.

No Scrum, o Scrum Master é o termo para o cara que trabalha como ponte entre o cliente e a equipe, fazendo que todos fiquem satisfeitos e que a equipe faça o que tem que fazer (e de maneira bem feita) . Ele não precisa necessariamente saber tudo sobre desenvolvimento de software mas, em geral, é um cara com certa experiência. Precisa de ser um cara que entende os problemas de se desenvolver software, sabe como Scrum os resolve e consegue organizar uma equipe para usar Scrum de maneira efetiva. E é o cara que vai segurar as pontas, fazer com que todo mundo continue com as disciplinas quando o projeto apertar. Mas não vai gerenciar custo, prazo ou escopo.

Acho que tem gente que se pergunta: master de quê? Ditador ou sabichão? Acabou que todo mundo quer ter esse nome pomposo, quer ser Master. E os gerentes de projeto que querem ser ágeis, procuraram certificações. Assim,  seriam autoridades no assunto. Afinal de contas, eles são mestres certificados em Scrum!

XP tem o coach, que é um papel informal, muda o tempo todo e que às vezes nem existe.

__________

Esse texto não é uma crítica ao Scrum em si, mas ao possível efeito no entendimento do Scrum causados pelos termos Sprint e Master.

__________

Uncle Bob fala sobre os perigos da certificação Scrum Master no artigo What Killed Waterfall Could Kill Agile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s