Autonomia, Maestria e Propósito

No site do TED, há uma palestra excelente de um cara chamado Dan Pink sobre motivação.

A ideia principal é que motivação intrínseca (que vem de dentro) funciona melhor que motivação extrínseca (que vem de fora) para trabalhos que requerem criatividade. A estratégia tradicional de comando/controle e recompensa/punição funciona apenas em uma faixa bem restrita de circustâncias e destrói a criatividade.

Dan Pink sugere que Autonomia, Maestria e Propósito são os grandes motivadores. Bons trabalhadores do conhecimento precisam de Autonomia para decidir como (e às vezes o que) fazer, buscam Maestria no que fazem (craftsmanship) e querem enxergar Propósito no resultado do trabalho deles.

A palestra é bem fundamentada: é mostrado, por exemplo, o resultado de uma pesquisa financiada pelo Banco Central dos EUA sobre a eficiência de incentivos monetários (bônus, comissões) sobre a produtividade. Os pesquisadores descobriram que, para trabalhos manuais e repetitivos e que requerem um foco bem direcionado, os incentivos monetários funcionam muito bem. Mas para trabalhos que requerem criatividade e análise do todo, incentivos monetários pioram a qualidade das soluções.

Também são mostrados vários outros cases como os famosos 20% de tempo para projetos pessoais da Google, que gerou softwares incríveis como o Orkut e GMail.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s