Métodos públicos e abstratos em Interfaces
Imagine que temos a interface Aquatico, que define um método move:
interface Aquatico {
public abstract void move();
}
Se tivermos uma classe Navio que implementa essa interface mas não fornece uma implementação para o método move, teremos um erro de compilação:
class Navio implements Aquatico {
^
error: Navio is not abstract and does not override abstract method move() in Aquatico
}
Uma interface nos obriga a respeitar um contrato, ou seja, a assinatura (nome, parâmetros e retorno) de um ou mais métodos.
No Java, desde os primórdios, os métodos das interfaces são implicitamente public e abstract. Essa última palavra-chave indica que são métodos abstratos, ou seja, sem corpo definido e sem código, meros moldes a serem preenchidos.
Para o código da classe concreta Navio ser compilado com sucesso, temos que fornecer uma implementação para o método move. Por exemplo:
class Navio implements Aquatico {
public void move() {
System.out.println("Navega na água!");
}
}
O código acima compila normalmente e podemos invocá-lo de maneira polimórfica, como a seguir:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
Aquatico titanic = new Navio();
titanic.move(); //imprime "Navega na água!"
}
}
Métodos com mesma assinatura em Interfaces diferentes
Considere que temos uma interface Terrestre, conforme abaixo:
interface Terrestre {
public abstract void move();
}
Poderíamos criar um classe Caminhao que implementa a interface Terrestre, de maneira semelhante ao que fizemos acima:
class Caminhao implements Terrestre {
public void move() {
System.out.println("Move na longa estrada da vida!");
}
}
Para utilizar a classe Caminhao, faríamos de maneira parecida com a anterior:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
Caminhao scania = new Caminhao();
scania.move(); //imprime "Move na longa estrada da vida!"
}
}
Mas o que acontece se tivermos uma classe que representa um Hovercraft, um veículo anfíbio, que pode se deslocar tanto na água como na terra?
Será que podemos implementar tanto a interface Aquatico como a interface Terrestre simultaneamente?
Claro que sim, já que a interface define apenas a assinatura (ou seja, nome, parâmetros e retorno) do método move e não uma implementação.
class Hovercraft implements Aquatico, Terrestre {
public void move(){
System.out.println("Move na água e na terra!");
}
}
Não há problema algum, porque a implementação do método move na classe Hovercraft é a mesma tanto para Aquatico como para Terrestre.
Podemos usar a classe Hovercraft conforme a seguir:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
Hovercraft srn4 = new Hovercraft();
srn4.move(); //imprime "Move na terra e na água!"
}
}
Métodos default em Interfaces no Java 8
Conforme vimos em um post anterior, no Java 8 agora é possível definir, além de contratos, implementações de métodos em interfaces.
Esse novo mecanismo é chamado de métodos default e, com ele, é possível evoluir interfaces antigas como a Iterable, que agora possui um método forEach, por exemplo.
No exemplo acima, poderíamos definir o comportamento de navegar na água diretamente na interface Aquatico, utilizando a palavra reservada default:
interface Aquatico {
public default void move() {
System.out.println("Navega na água!");
}
}
Métodos default só podem ser definidos em interfaces e são implicitamente públicos e, é claro, não-abstratos porque possuem um corpo definido, com código.
A classe Navio já não precisará fornercer uma implementação para o método move:
class Navio implements Aquatico {
}
A interface Terrestre também pode ter uma implementação do método move com um método default:
interface Terrestre {
public default void move() {
System.out.println("Move na longa estrada da vida!");
}
}
A classe Caminhao também seria simplificada:
class Caminhao implements Terrestre {
}
O programa que utiliza as classes Navio e Caminhao, bem como suas respectivas interfaces, não precisa ser alterado:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
Aquatico titanic = new Navio();
titanic.move(); //imprime "Navega na água!"
Caminhao scania = new Caminhao();
scania.move(); //imprime "Move na longa estrada da vida!"
}
}
Colisão de métodos default
Mas o que será que acontece com a nossa classe Hovercraft, que implementa tanto Aquatico como Terrestre?
class Hovercraft implements Aquatico, Terrestre {
^
error: class Hovercraft inherits unrelated defaults for move() from types Aquatico and Terrestre
Observe que, para a classe Hovercraft, o código não pode ser compilado. Como com um método default não apenas define uma assinatura mas também uma implementação, há ambiguidade na definição do método move. O compilador não pode definir qual das duas implementações deve ser escolhida e, por isso, nos avisa dessa colisão com um erro de compilação.
Para fazermos a classe Hovercraft compilar com sucesso, temos que definir uma implementação para o método move, evitando qualquer ambiguidade:
class Hovercraft implements Aquatico, Terrestre {
public void move() {
System.out.println("Move na terra e na água!");
}
}
Uma alternativa é invocar um método default de uma interface a partir de uma classe que a implementa, utilizando o nome da interface seguido de super e do nome do método default. Por exemplo:
class Hovercraft implements Aquatico, Terrestre {
public void move() {
Aquatico.super.move();
Terrestre.super.move();
System.out.println("Move na terra e na água!");
}
}
Se utilizarmos a classe Hovercraft acima em um programa, teremos algo como:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
Hovercraft srn4 = new Hovercraft();
srn4.move();
// imprime
// "Navega na água!"
// "Move na longa estrada da vida!"
// "Move na terra e na água!"
}
}
Precedência de métodos da superclasse
Suponha que tenhamos uma interface Aereo, com um método default chamado move:
interface Aereo {
public default void move() {
System.out.println("Move no ar!");
}
}
Também temos uma classe Aviao que implementa a interface Aereo, porém sobreescrevendo o método move:
class Aviao implements Aereo {
public void move(){
System.out.println("Voa...");
}
}
Se criarmos um objeto da classe Aviao, qual método será chamado: o método sobreescrito na classe ou o método default da interface?
Será escolhido o método sobreescrito na classe Aviao, funcionando da mesma maneira que sobreescrita de métodos para classes:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
Aviao boeing747 = new Aviao();
boeing747.move(); //imprime "Voa..."
}
}
Agora, se quisermos representar um Hidroavião, um tipo de avião que pode decolar e pousar na água, teremos uma classe semelhante a seguinte:
class HidroAviao extends Aviao implements Aquatico {
}
A classe HidroAviao é um Aviao que implementa a interface Aquatico.
Mas o que será que acontece ao invocarmos o método move de uma instância de HidroAviao? Será que é invocado a implementação da superclasse Aviao ou da interface Aquatico?
A implementação escolhida será a da superclasse:
public class Programa {
public static void main(String[] args){
HidroAviao curtissNC = new HidroAviao();
curtissNC.move(); //imprime "Voa..."
}
}
Uma implementação definida em uma superclasse sempre tem precedência sobre uma implementação definida em um método default de uma interface.
É importante lembrar que, em Java, uma classe só pode ter uma superclasse.
Resumindo
As regras do uso de métodos default são bem claras:
- Colisão de interfaces – se uma classe implementa duas interfaces que possuem métodos default com a mesma assinatura, o método deve ser sobreescrito
- Precedência de superclasses – se uma superclasse provê uma implementação de um método que tem a mesma assinatura de um método default de uma interface, a implementação da superclasse tem precedência
Post muito didático! Fizeram um mecanismo bem interessante para esses métodos default. Agora o céu é o limite pra evolução da API do Java 😀