Sprint? Master?

Não sei se sou só eu, mas o Scrum tem dois nomes que não descem bem:

Sprint

Sprint é um termo do inglês para corridas curtas. É comum na São Silvestre, quando os corredores dão aquele gás final para garantir a vitória. Mas o problema é que, no Scrum, toda e qualquer iteração é chamada de Sprint.

Tenho certeza que muita gente que confunde e tem um modelo mental de uma correria a cada entrega combinada. Se fosse a iteração final, tudo bem. Mas como manter o ritmo sustentável com uma correria danada a cada 2-4 semanas?

No XP, iteração é iteração. Simples, direto ao ponto. Sem confusão.

Scrum Master

Master tem duas conotações: uma é do sábio iluminado, que domina um assunto completamente; a outra é do dono de escravos, do carrasco que manda e desmanda em todos.

No Scrum, o Scrum Master é o termo para o cara que trabalha como ponte entre o cliente e a equipe, fazendo que todos fiquem satisfeitos e que a equipe faça o que tem que fazer (e de maneira bem feita) . Ele não precisa necessariamente saber tudo sobre desenvolvimento de software mas, em geral, é um cara com certa experiência. Precisa de ser um cara que entende os problemas de se desenvolver software, sabe como Scrum os resolve e consegue organizar uma equipe para usar Scrum de maneira efetiva. E é o cara que vai segurar as pontas, fazer com que todo mundo continue com as disciplinas quando o projeto apertar. Mas não vai gerenciar custo, prazo ou escopo.

Acho que tem gente que se pergunta: master de quê? Ditador ou sabichão? Acabou que todo mundo quer ter esse nome pomposo, quer ser Master. E os gerentes de projeto que querem ser ágeis, procuraram certificações. Assim,  seriam autoridades no assunto. Afinal de contas, eles são mestres certificados em Scrum!

XP tem o coach, que é um papel informal, muda o tempo todo e que às vezes nem existe.

__________

Esse texto não é uma crítica ao Scrum em si, mas ao possível efeito no entendimento do Scrum causados pelos termos Sprint e Master.

__________

Uncle Bob fala sobre os perigos da certificação Scrum Master no artigo What Killed Waterfall Could Kill Agile.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.